22 dezembro, 2014

Curso Técnico em Eletrotécnico

O curso Técnico em Eletrotécnica do INSTITUTO EVANDROBRASIL oferece ao aluno a formação técnica, conferindo aos mesmos, competências para atuar em iniciativas em que a base técnico-científica seja na eletroeletrônica ou em áreas como: eletrônica, refrigeração, automação etc. O técnico tem fundamental importância na execução, supervisão e implantação de projetos, já que a ele é conferida toda a formação com ênfase na operacionalidade, conciliando o conhecimento teórico ao exercício prático.


Mercado de Trabalho
De uma maneira geral, o sistema elétrico e o sistema de suprimento e utilização de energia elétrica, pode ser dividido em quatro grandes blocos: Geração, Transmissão, Distribuição e Utilização.

GERAÇÃO: Esta área é responsável pela produção de energia elétrica. Produzir energia elétrica, é na verdade transformar outra forma de energia em energia elétrica. Assim as hidroelétricas transformam a energia potencial e cinética da água. As termelétricas transformam a energia térmica. O calor oriunda da fissão nuclear também é utilizado para gerar energia elétrica nas usinas nucleares.

TRANSMISSÃO: Esta se incumbe do transporte de grandes blocos de energia por grandes distâncias até próximo ao centros consumidores. Tal transporte só é viável com a utilização de tensões muito elevadas entre 138.000 e 550.000 Volts, ou até maiores, o que implica no uso de torres muito grandes que ocupam muito espaço e são de custo elevado.

DISTRIBUIÇÃO: Esta área é responsável por transportar a energia elétrica pelas ruas da cidade até o destino final, os consumidores. Tal transporte só é possível com utilização de tensões menores. Normalmente 13.800 Volts, cujas estruturas são montadas em postes não necessitando de torres robustas ocupando consequentemente menos espaço.

Essas três áreas historicamente foram dominadas por estatais, não por questões ideológicas, mas por absoluta necessidade de investimentos maciços no setor estratégico da energia. Isto levou à construção de grandes hidroelétricas, cuja  maior é a de Itaipú, contribuindo por muitos anos para a matriz energética estável baseada em hidroelétricas que é uma energia limpa, barata e renovável.

Desafortunadamente a febre das privatizações do final do século XX levou o Brasil a um equívoco histórico que foi a privatização do setor elétrico o que resultou em “apagões”, racionamento de energia e sobretudo em um aumento sem precedentes da tarifa de energia elétrica, transformando a energia em um insumo caro a tal ponto que a conservação de energia passou a ser critério indispensável para o uso final.

UTILIZAÇÃO: Finalmente esta área é a que chamamos de utilização constitui-se dos consumidores, classificados em quatro grandes grupos: Residencial, Comercial, Industrial e Poderes Públicos. O que em última análise constitui a sociedade como um todo, uma vez que todas as facilidades do mundo moderno só são possíveis face a presença benfazeja da energia elétrica.

Perfil do Técnico
O perfil profissional do técnico em eletrotécnico é muito amplo. Uma vez que este têm conhecimentos práticos que permite um diálogo com eletricistas e todo pessoal operacional; e por outro lado detêm conhecimentos teóricos que o habilita dialogar com a área de engenharia, oferecendo uma contribuição inestimável ao aprimoramento do processo produtivo.

Este perfil confere ao eletrotécnico uma grande potencialidade no sentido de desenvolver o conhecimento na dimensão da profundidade, do detalhe, da especialização; mas também faz do eletrotécnico o elemento fundamental na coordenação de equipes operacionais, planejamento de ações, e treinamento de pessoal.

Em cada um dos blocos do sistema elétrico à saber: Geração, Transmissão, Distribuição e Utilização; pode-se encontrar quatro tipos de atividades: Projeto, Construção, Operação e Manutenção.

O eletrotécnico tem ação marcante em cada uma dessas áreas e atividades.
Poderíamos citar com exemplos:
- Elaboração e detalhamento de projetos;
- Coordenação de equipes de manutenção de equipamentos e de sistemas elétricos industriais;
- Operação e manobra de sistemas como centros de operação de distribuição e plantas industriais;
- Manutenção preditiva, preventiva e corretiva de equipamentos bem como o planejamento de intervenções em sistemas como por exemplo as chamadas manutenção em “linha viva”;
- Ensaios em equipamentos e demais atividades em laboratório;
- Desenvolvimento de novos produtos;
- Buscar controle de qualidade nos trabalhos desenvolvidos na sua área de atuação.

Este curso conta com Estágio Curricular e Supervisionado.

Turmas novas com inicio em março de 2015, importante, as vagas são limitadas.Para garantir uma vaga em uma das nossas turmas o aluno deve entrar em contato com o INSTITUTO EVANDROBRASIL através da nossa Central de atendimento. Estão sendo colocadas duas opções para os alunos, sendo uma aula por semana aos sábados integral ou em 3 encontros por semana.
INSTITUTO EVANDROBRASIL
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro
Duque de Caxias, RJ
Telefone
(21) 4128-2253, 3902-148


Nenhum comentário:

Postar um comentário