17 outubro, 2014

O Instituto Evandro Brasil e a Promover Brasil juntos ja atenderam mais 50 mil pesso

por Evandro Brasil 

Hoje ao vislumbrar que nosso Instituto esta completando seu 7° ano de existência, por alguns instantes fiz uma viagem no tempo para lembrar alguns momentos que vivemos durante todos esses anos. Nossa historia se inicia em 15 de outubro de 2007. Era uma tarde cinzenta e havíamos convocado uma reunião de diretoria da ONG Promover Brasil em um escritório localizado em frente a antiga Casas Sendas - Centro de Caxias. Meio ao debate fui surpreendido por nossos colaboradores que me convenceram a criar uma instituição voltada exclusivamente para a educação, eu achei a ideia boa, então lavramos a Ata de Fundação do Instituto e em regime de votação a nossa diretoria decidiu pelo voto da maioria absoluta que essa nova instituição deveria chamar-se Instituto Evandro Brasil.

"Um Instituto com o meu nome. Será um desafio e tanto, além do mais, eu não poderei deixar bater bola fora. Os serviços tem de ser de qualidade, o aluno tem que alcançar o seu objetivo, precisaremos ter uma equipe técnica de bom nível intelectual e operacional (...), preciso desponjar-me a vaidade." Esses foram os meus primeiros pensamentos sobre o projeto.

Eu tentei muitos caminhos, experimentei muitos profissionais, instrutores, professores e colaboradores na área administrativas. Alguns, digamos que poucos corresponderam as nossas expectativas e outros não. Com a evolução e a necessidade de alcançar o sucesso, muitas mudanças são necessárias, inclusive na direção, esta, deve estar preparada para aprender e evoluir a partir dos próprios erros. E foi assim que avançamos. Fui muito criticado por familiares e amigos que falavam com ar de pena:"Não entendo o Evandro, inteligente pacas, era para esse cara estar rico, mas não, fica nessa aí (...) e blá, blá, blá. Se eu tivesse no lugar dele eu faria isso ou aquilo."Ouvi muito contos assim, essas criticas. na verdade eram contra o meu comportamento didático de acreditar e construir um projeto seguindo o "passo à passo" que foi cuidadosamente elaborado. Ainda bem que eu só ouvi, e, não mudei meu foco em momento algum, pois, tinha a convicção dos objetivos do projeto e das propostas do Instituto.

Em 2008 estávamos instalados em um escritório no Edifício Centro Empresarial Jomasa, e tínhamos uma parceria com o Colégio e Curso Visão - local onde fazíamos uso de salas de aula. Esse talvez tenha sido o momento mais importante. Pois, foi quando demos personalidade institucional ao nosso projeto, elaboramos logomarca, nos aprofundamos em pesquisas, intercâmbios, fóruns, e, elaboramos novos materiais didáticos para uma grande variedade de cursos.

Já em Janeiro de 2009 estávamos montando a estrutura do Instituto na Rua Barão do Triunfo, número 35, próximo a estação de trem no Centro de Caxias. Nesse endereço estamos instalados até os dias atuais.

Para chegar até o ponto que chegamos, preciso destacar que trazemos na bagagem todo "knowrow" adquirido a partir do trabalho do departamento de educação da ONG Promover Brasil. Esta foi fundada em abril de 2005 e a partir de 1° de setembro do mesmo ano começou a oferecer cursos profissionalizantes a jovens e adultos.

Ao todo já atendemos mais de 50 mil pessoas, isso, somando o trabalho da Promover Brasil com o trabalho do Instituto Evandro Brasil, isso apenas na oferta de cursos profissionalizantes e encaminhamentos ao mercado de trabalho. Conta nos registros das companhia de telefonia que de setembro de 2005 ate meados de 2007 nossa central de atendimento registrava nos dias uteis em torno 300 chamadas por dia.

Não é por acaso que hoje satisfatoriamente agradecemos o reconhecimento dos nossos alunos, nossos amigos e colaboradores, isso nos motiva a seguir a nossa estrada formando, orientando, encaminhando profissionais qualificados ao mercado de trabalho (...), e ainda, prestando a comunidade serviços básicos de saúde preventiva utilizando-se da capacidade técnica que transferimos aos nossos dedicados alunos, sob a supervisão técnica dos nossos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário