01 julho, 2010

Conheça o Diabete

O diabetes é uma enfermidade que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina¹.


¹ INSULINA é o hormônio responsável pela redução da GLICEMIA (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Ela também é essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras).

AUMENTO DA QUANTIDADE DE GLICOSE NO SANGUE
Transformamos grande parte dos alimentos que ingerimos em GLICOSE. Essa glicose é transportada no sangue até as células, onde será usada como fonte de energia. Para facilitar esse transporte, nosso corpo produz uma substância chamada INSULINA. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente. Daí o aumento da quantidade de glicose no sangue.



ALTO NIVEL DE GLICOSE NO SANGUE
Sintomas e Conseqüências

Sem a insulina ou com o funcionamento inadequado dela, a GLICOSE vai-se acumulando no sangue e é eliminada na URINA.

OS SINTOMAS DO DIABETES SÃO:
1- Cansaço;
2- Perda de peso;
3- Sede;
4- Necessidade freqüente de urinar;
5- E, visão turva.
Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos (levando até à cegueira), nos nervos, no coração, nos pés, nas artérias e nas veias.

OS TIPOS DE DIABETES SÃO:

1- DIABETES DO TIPO 1
Diabetes Mellitus Insulinodependente

A falta de insulina ou sua produção insuficiente pelo corpo obriga a pessoa a aplicar insulina. Ocorre com mais freqüência em jovens.

2- DIABETES DO TIPO 2
Não insulinodependente

É o caso de pessoas que produzem insulina, que não funciona de forma adequada. Atinge mais os adultos, pessoas com antecedentes familiares de DIABETES ou com EXCESSO DE PESO.
Alimentação adequada, exercícios físicos, controle de peso e, em alguns casos, medicamentos, sejam comprimidos ou insulina, ajudam no controle desse tipo de diabetes.

TESTES QUE DETECTAM A GLICOSE NO SANGUEOs testes mais comuns são:


1- Colocar uma gota de sangue em um medidor especial chamado GLICOCÍMETRO;
2- Teste da urina, usando uma fita especial que, em contato com a urina, acusa a presença de glicose ou cetonas. A presença de cetonas na urina pode significar que o nível de glicose no sangue está descontrolado;
3- Exame de sangue chamado HbA1C, que mostra o nível médio de controle da glicose sangüínea (glicemia) nos últimos 2 ou 3 meses. É um exame importante para o controle durante o tratamento do diabetes.
De qualquer forma, a indicação sobre o teste mais apropriado deve ser feita pelo médico.

BAIXO NÍVEL DE GLICOSE NO SANGUE
Hipoglicemia

A insulina ou comprimidos, ao mesmo tempo em que ajudam a controlar o diabetes, podem baixar o nível de glicose no sangue, especialmente durante ou depois da prática de exercícios físicos. (Outros fatores que podem levar a esse quadro são a alimentação insuficiente ou o uso de medicamentos em excesso).

SINTOMAS DE BAIXO NÍVEL DE GLICOSE NO SANGUE
Os sintomas são tremor, tontura, irritabilidade, sudorese e cansaço. Na presença de alguns desses sintomas deve-se comer ou beber imediatamente algum alimento doce. Importante: procurar sempre a melhor orientação com o MÉDICO, sobre como evitar tais situações devido à HIPOGLICEMIA.

No dia 19 de Agosto, das 14 às 17 horas, o INSTITUTO EVANDRO BRASIL, estará realizando uma palestra para profissionais da área de Cuidador de Idosos.

Os temas abordados serão:
- DIABETES;
- PSICOTERAPIA AO IDOSO
- TERAPIAS NATURAIS NO CUIDADO COM A PESSOA IDOSA.


LOCAL: BISTRÔ CONEXÃO BRASIL
Rua Luis Veríssimo, 130, Centro, Duque de Caxias, RJ

INSCRIÇÕES: INSTITUTO EVANDRO BRASIL
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias, RJ
Tel. (21) 4128-2253, 9826-2560

Nenhum comentário:

Postar um comentário